Arroz de Fumeiro

Chefe: Teresa Cameira | @cameirateresa

 

Dificuldade: Média

Ingredientes

1 Paio de Cachaço

1 Paio do Lombo

1 Linguiça

1 Chouriço de Cabaça

1 Chouriço de Cabaça com sangue

Água de cozer os enchidos

200g Arroz Carolino

1 molho de Espigos (grelos de couve)

1 Cebola média picada

3 Dentes de Alho picados

1 c.chá Azeite

Modo de preparação:

Para a confecção do arroz utilizar-se-á apenas metade da quantidade de enchidos referidos na lista de ingredientes,  isto porque  não é possível cozer metade de cada um. Assim, cozem-se os enchidos inteiros, e cortam-se depois na quantidade necessária para a confecção da receita.

 

Colocam-se os enchidos num tacho largo com água fria e levam-se ao lume. Quando a água começar a ferver, retira-se a linguiça e os paios. Deixam-se os chouriços de cabaça e  baixa-se a temperatura para lume brando de forma a que  cozam sem rebentar. Quando firmes, retiram-se os chouriços de Cabaça para que arrefeçam e reserva-se o caldo da sua cozedura quente.

 

Cortam-se os enchidos a meio, guardando uma das metades para outras preparações. Fatiam-se então os paios, a linguiça e os chouriços, dispondo-os separados

 

No caldo onde se cozeram  os enchidos, escaldam-se por 2 minutos os espigos. Reservam-se.

 

Num tacho largo em lume brando, coloca-se o azeite e a cebola para que refogue. Quando a cebola estiver translúcida, adiciona-se o alho picado e a linguiça. Deixam-se refogar até que fique bem dourado.

Acrescentam-se os restantes enchidos fatiados e se começar a agarrar o fundo do tacho, acrescenta-se um pouco do caldo da cozedura.

 

Junta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Cobre-se de caldo e mexe-se sempre: a ideia é o arroz cozinhar à medida que o caldo vai sendo absorvido, por isso é indo adicionado e mexendo. Desta forma, além de concentrar o sabor, vamos obter um arroz bem cremoso.

 

•  Vai-se provando para ver o ponto da cozedura do arroz. Quando arroz estiver quase cozido, desliga-se o lume, juntam-se os espigos previamente escaldados, um pouco de caldo e mexe-se com cuidado.

 

•  Serve-se de imediato trazendo os melhores e mais autênticos sabores flavienses para a sua mesa

OUTRas

REceitas

@ 2021 |  Sabores de Chaves |  Município de Chaves

geral@saboresdechaves.pt